A primeira lâmpada impressa em 3D totalmente circular do mundo feita de cascas de laranja

Atualizado: 19 de ago. de 2021



Após anos de meticulosas pesquisas, a start-up milanesa Krill Design agora revela Ohmie, a primeira lâmpada totalmente circular do mundo feita de cascas de laranja da Sicília. Adquiridas como resíduos da indústria alimentícia, as cascas descartadas são secas, moídas em pó e misturadas a um biopolímero natural, enquanto a mistura é então impressa em 3D em uma luminária leve. 100% orgânico e compostável, Ohmie busca combater o problemático descarte de biorecursos, transformando as sobras em uma peça de referência.



Para construir o corpo principal da lâmpada Ohmie, a Krill Design expulsa a mistura de casca de laranja/biopolímero na forma de um filamento, que é então usado em uma impressora 3D FDM convencional. A peça resultante assume a forma de um design distinto de lâmpada com uma textura semelhante à casca de laranja real. sua cor brilhante é realçada com a ajuda de corante alimentar natural, enquanto alguns dizem que até “cheira” a biscoitos de laranja.



Cada lâmpada vem completa com um cabo de alimentação, com plug USB, um botão de toque e uma lâmpada LED. O corpo do biomaterial tem 23 cm de altura e 150 gramas de peso e, segundo seus criadores, é inteiramente compostável. Ohmie está atualmente em destaque no Kickstarter, e qualquer pessoa interessada poderá obtê-lo com uma promessa de € 72.



Fonte: Designboom