Aprendizagem digital divertida para crianças desenvolverem as habilidades

Atualizado: 19 de ago. de 2021



A maneira como nos comportamos neste mundo mudou. E o mesmo acontece com a maneira como vivemos nosso dia a dia. Não apenas trabalhamos de maneira diferente, mas nossos filhos aprendem de uma nova maneira. Embora a aprendizagem digital já tenha visto um incremento na educação infantil nos últimos anos, a pandemia Corona se destaca como um momento-chave que sustenta um verdadeiro boom global de tecnologia educacional, vital para reconsiderar os novos princípios de ensino e aprendizagem. As crianças foram diretamente afetadas pelo fechamento parcial ou total das escolas, em decorrência das ações globais dos países, para o enfrentamento da pandemia e combate ao Coronavírus.


O ensino remoto de repente se tornou necessário para dar conta do novo tipo de aprendizado à distância. Isso permitiu a todos repensarem a educação tradicional: as crianças, os professores — e os designers que têm como missão encontrar maneiras divertidas e inovadoras de aprender coisas novas — e, especialmente, a mudança para o aprendizado online terá um efeito sustentável, a médio e longo prazo, no mercado educacional mundial, permitindo que os designers criem novos modelos de educação. Essa engenhosidade é demonstrada quando nos aprofundamos na categoria Service Design do iF DESIGN AWARD deste ano. Entre as entradas premiadas estão, por exemplo, o programa IBM Virtual Education, a solução educacional para países em desenvolvimento Intelligent Space e o projeto vencedor Design Movement Campus.



Por muito tempo, aprender e brincar foram consideradas duas atividades distintas — uma acontecia em uma sala de aula, a outra em um parquinho. No entanto, muitos designers concordam agora com a opinião de que só é possível atingir as crianças com uma linguagem de design sustentável, apresentando a combinação de educação e entretenimento. Essa abordagem de design um tanto cultural se reflete em estudos que mostram que a motivação de uma criança para aprender aumenta por meio de jogos inteligentemente integrados. Ao combinar brincar e aprender, as crianças de hoje podem aproveitar ainda mais as vantagens do ensino online, desde o ensino fundamental até o nível superior. Aulas padronizadas são coisa do passado. Isso torna possível atender às necessidades individuais das crianças, ritmo de aprendizagem pessoal e ambiente de aprendizagem confortável.

As possibilidades aparentemente infinitas da aprendizagem digital oferecem uma abordagem holística à educação infantil, tornando-a mais envolvente e, portanto, mais fácil para todos.


Fonte: iF World Design Guide