O designer industrial Harry Teng apresenta a Lytra, a única prótese de perna acessível que permite que amputados abaixo do joelho tomem banho com segurança e mantenham a higiene do membro residual. Projetado com o objetivo de levar o conceito a um produto pronto para o mercado, Lytra não é apenas uma estrutura para superar alguns obstáculos físicos, mas também uma extensão corporal que possui ligações emocionais para os amputados confiarem todos os dias.
Harry Teng teve a ideia de criar Lytra depois de conhecer Phil, um amputado abaixo do joelho (trans-tibial) de 80 anos que inspirou o designer a perceber que existem 185.000 novas amputações de extremidades inferiores que ocorrem a cada ano nos Estados Unidos. Mais da metade deles são pessoas com 50 anos ou mais e parece que nenhum deles consegue tomar um banho como deseja.
Devido aos seus componentes metálicos, as próteses que os amputados usam todos os dias não podem ser levadas para o banho. Assim, alguns pulam ou rastejam até o chuveiro, enquanto outros até optam por reduzir a frequência de seus banhos devido ao incômodo que isso traz. No entanto, sem a assepsia adequada do coto, as bactérias poderão infectar a ferida e causar mais problemas de saúde.
“Depois de entrevistar alguns amputados, percebi que algumas tarefas básicas do dia- a-dia, como tomar banho, podem ser mais difíceis para eles. Alguns deles estão procurando outras soluções para o banho e para limpeza dos seus membros, pela internet. No entanto, não existe uma tal “maneira universal” para resolver esses problemas, uma vez que há diferentes tipos de amputações”, ressalta o designer.
O desafio para Teng era criar um produto que não existe no mercado. Ele começou a desenvolver o conceito esboçando algumas soluções que poderiam ajudar a resolver a hipótese. Em seguida, construiu mockups e pediu aos amputados que as experimentassem para analisar os feedbacks. O feedback deles acabou se tornando um valioso insight que logo possibilitou novos esboços, mais viáveis. Este processo de trabalho foi realizado ao longo de todo o projeto até a completa solução para os problemas dos usuários.
Lytra é feito de Proteus® Sheets (polipropileno de especificação médica), moldado e montado para ganhar estabilidade como peça única. O design apresenta uma variedade de partes intercambiáveis que podem ser adquiridas online ou diretamente em clínicas especializadas. Qualquer componente danificado ou deformado poderá ser substituído por uma nova peça de reposição, sem que o usuário tenha que comprar uma nova perna.
Graças à sua natureza modular, o Lytra pode ser totalmente “customizado”, de acordo com a preferência dos usuários. A prótese possui encaixes nos tamanhos XS, S, M, L e XL. Também possui um fundo de gel de silicone a fim de fornecer suporte macio e confortável ao membro residual, intercambiável para fins de higienização. O pé flexível permite que os amputados se movam com mais naturalidade no banheiro, e a sola de borracha antiderrapante é texturizada para fornecer uma forte aderência ao chão e evitar qualquer possibilidade de deslizamento.
A Lytra ainda está em fase de incubação, com Teng buscando a colaboração de engenheiros, para garantir a segurança e a confiabilidade do produto. Lytra, originalmente, foi pensado e projetado para ser um produto pronto para o uso, que os indivíduos poderão comprar diretamente dos varejistas.
Fonte: Designboom
Commentaires