Conheça Lytra: a perna protética modular para um banho seguro



O designer industrial Harry Teng apresenta a Lytra, a única prótese de perna acessível que permite que amputados abaixo do joelho tomem banho com segurança e mantenham a higiene do membro residual. Projetado com o objetivo de levar o conceito a um produto pronto para o mercado, Lytra não é apenas uma estrutura para superar alguns obstáculos físicos, mas também uma extensão corporal que possui ligações emocionais para os amputados confiarem todos os dias.



Harry Teng teve a ideia de criar Lytra depois de conhecer Phil, um amputado abaixo do joelho (trans-tibial) de 80 anos que inspirou o designer a perceber que existem 185.000 novas amputações de extremidades inferiores que ocorrem a cada ano nos Estados Unidos. Mais da metade deles são pessoas com 50 anos ou mais e parece que nenhum deles consegue tomar um banho como deseja.


Devido aos seus componentes metálicos, as próteses que os amputados usam todos os dias não podem ser levadas para o banho. Assim, alguns pulam ou rastejam até o chuveiro, enquanto outros até optam por reduzir a frequência de seus banhos devido ao incômodo que isso traz. No entanto, sem a assepsia adequada do coto, as bactérias poderão infectar a ferida e causar mais problemas de saúde.


“Depois de entrevistar alguns amputados, percebi que algumas tarefas básicas do dia- a-dia, como tomar banho, podem ser mais difíceis para eles. Alguns deles estão procurando outras soluções para o banho e para limpeza dos seus membros, pela internet. No entanto, não existe uma tal “maneira universal” para resolver esses problemas, uma vez que há diferentes tipos de amputações”, ressalta o designer.



O desafio para Teng era criar um produto que não existe no mercado. Ele começou a desenvolver o conceito esboçando algumas soluções que poderiam ajudar a resolver a hipótese. Em seguida, construiu mockups e pediu aos amputados que as experimentassem para analisar os feedbacks. O feedback deles acabou se tornando um valioso insight que logo possibilitou novos esboços, mais viáveis. Este processo de trabalho foi realizado ao longo de todo o projeto até a completa solução para os problemas dos usuários.

Lytra é feito de Proteus® Sheets (polipropileno de especificação médica), moldado e montado para ganhar estabilidade como peça única. O design apresenta uma variedade de partes intercambiáveis ​​que podem ser adquiridas online ou diretamente em clínicas especializadas. Qualquer componente danificado ou deformado poderá ser substituído por uma nova peça de reposição, sem que o usuário tenha que comprar uma nova perna.


Graças à sua natureza modular, o Lytra pode ser totalmente “customizado”, de acordo com a preferência dos usuários. A prótese possui encaixes nos tamanhos XS, S, M, L e XL. Também possui um fundo de gel de silicone a fim de fornecer suporte macio e confortável ao membro residual, intercambiável para fins de higienização. O pé flexível permite que os amputados se movam com mais naturalidade no banheiro, e a sola de borracha antiderrapante é texturizada para fornecer uma forte aderência ao chão e evitar qualquer possibilidade de deslizamento.


A Lytra ainda está em fase de incubação, com Teng buscando a colaboração de engenheiros, para garantir a segurança e a confiabilidade do produto. Lytra, originalmente, foi pensado e projetado para ser um produto pronto para o uso, que os indivíduos poderão comprar diretamente dos varejistas.


Fonte: Designboom