Embalagens sustentáveis: uma moda passageira ou fantasiosa?

Com o aumento das mudanças climáticas e da poluição ambiental, muitos consumidores e organizações têm tomado medidas conscientes para se empenhar por um futuro melhor. Um desses esforços é promover embalagens mais sustentáveis ​​para as marcas e seus produtos. Antes de discutirmos a importância e a ascensão das embalagens sustentáveis ​​neste artigo, vamos definir exatamente o que é esse tipo de embalagem e por que se intensificou repentinamente nos últimos anos.



Embalagem sustentável é a embalagem de produtos que são ecologicamente corretos e que não contribuem ainda mais para a poluição ou o esgotamento dos recursos naturais. Isso envolve o fornecimento e o desenvolvimento da embalagem, bem como a solução no projeto da embalagem.

O impacto ambiental é quase nada junto com a pegada ecológica da embalagem. Muitas marcas encontraram maneiras inovadoras de apoiar isso. Por exemplo, embalagens feitas de papel reciclado ou de material natural como algas, amido de milho e cogumelos foram escolhidas pelas marcas. A embalagem sustentável também pode ser alcançada por meio do gerenciamento eficiente do seu design. A ajuda tecnológica de softwares como o Artwork Management Software leva a isso.


Não é nenhuma surpresa que nossas questões ambientais tenham cobrado um preço cada vez mais alto nos últimos anos, fazendo com que grandes organizações reconheçam esse padrão nocivo ao nosso meio ambiente. Um dos momentos mais significativos foi quando as Nações Unidas iniciaram a campanha #CleanSeas no Economist World Ocean Summit 2017. Isso foi feito para proteger nossos oceanos de resíduos de plástico — já que a cada ano mais de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos. Foi um grande avanço em direção à sustentabilidade e destacou a necessidade dessas ações. Portanto, as marcas que optam por opções sustentáveis ​​são importantes para o nosso futuro e a embalagem convencional pode ser um grande desperdício, além de oneroso. Grande parte usa o plástico, substância que tem causado uma destruição em níveis cada vez mais críticos, bem como uma grande poluição na terra e no mar.


É a razão pela qual nossa vida marinha está em um estado de atenção. A maior parte dos dejetos é não biodegradável e muito prejudicial. Trata-se de uma decisão fundamental substituir este tipo de material por materiais biodegradáveis e recicláveis. Muitos materiais usados ​​em embalagens convencionais podem ser prejudiciais à saúde e não são sustentáveis, sobretudo ​​quando se trata de matéria-prima com origem em combustíveis fósseis.


Considerando os fatos e teorias, juntamente com uma crescente crise ambiental global, embalagens sustentáveis ​​dificilmente podem ser consideradas uma moda passageira. Cada vez mais consumidores estão se tornando ambientalmente conscientes, o que leva as marcas a repensarem suas embalagens por opções sustentáveis. Muitos consumidores agora estão pressionando por embalagens sustentáveis ​​devido a causas ambientais e, portanto, a opção por esse tipo de solução vai de encontro às demandas dos clientes que os mantêm fiéis e satisfeitos.



A cervejaria Carlsberg, mundialmente conhecida, mudou o design de seu Snap Pack . O pacote contendo quatro cervejas em lata já não era mais um simples conjunto com um anel de plástico. Os designers criaram um efeito semelhante a um banner visual nas latas. Uma nova garrafa de fibra verde também está em desenvolvimento pela Carlsberg.


Puma é outra marca líder que optou por uma opção de embalagem mais sustentável. Eles fizeram uma parceria com a Fuse Project para projetar embalagens mais eficientes para seus sapatos, que não criem grandes resíduos de papelão como as caixas de sapatos tradicionais. Eles criaram uma embalagem que chamam de “The Clever Little Bag”. É uma solução eficiente e inovadora que utiliza 65% menos papelão do que as caixas de sapatos tradicionais. Cartões recicláveis e outras embalagens à base de celulose de papel podem ser transformadas em material compostável.


Como podemos perceber, embalagens sustentáveis ​​estão se tornando uma tendência crescente, nada passageira ou fantasiosa, que está servindo a um propósito importante na esfera ambiental mundial. É uma alternativa amigável para o ambiente, que é um importante e significativo impulso para um mundo mais sustentável, além de expandir cada vez nais um espaço inovador para o design.


Fonte: Shillington