Estudantes desenvolvem tear para transformar roupas sem uso em novos tecidos
- Richard Siqueira
- 7 de mai.
- 2 min de leitura

Estudantes do Cambourne Village College, em Cambridgeshire, Inglaterra, venceram a competição Design Ventura, do Design Museum, com um tear simples que pode ser usado para reformar roupas sem uso. O Loopy Loom levou para casa o prêmio principal no concurso anual, que incentiva estudantes do ensino médio, entre 13 e 16 anos, a criar um produto que pode ser vendido na loja do Design Museum.
O briefing deste ano, sob o tema Mudança, definido por Rodrigo García González e Karlijn Sibbel, da empresa de embalagens descartáveis compostáveis Notpla, convidou os participantes a projetar um produto para melhorar a vida cotidiana de um grupo específico de usuários. A equipe do Cambourne Village College esperava combater o desperdício do fast fashion desenvolvendo uma ferramenta simples e adequada para toda a família, para transformar roupas antigas e sem uso em novos produtos.
A estrutura simples de madeira possui uma borda cortada a laser para manter os fios da urdidura e da trama no lugar durante a tecelagem. As instruções sugerem cortar roupas ou tecidos velhos em tiras que podem ser tecidas em painéis versáteis. O Loopy Loom foi selecionado como vencedor entre uma lista de dez projetos por um painel de jurados especialistas, incluindo Sibbel e o designer Sebastian Conran, que é administrador do Design Museum. Também no júri estava Jodie Valery, membro da primeira equipe vencedora do Design Ventura e agora ilustradora e designer gráfica profissional.
O concurso Design Ventura, que comemora 15 anos este ano, tem como objetivo estimular a criatividade e a inovação entre os jovens, oferecendo a oportunidade de responder a um briefing para um caso real. Até agora, a competição envolveu 170.000 estudantes, em 3.600 escolas. Um professor do Cambourne Village College argumentou que o Design Ventura "permite que os estudantes tenham uma experiência real do mundo do design", e "isso os motiva a melhorar habilidades como iniciativa, pesquisa, criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico — todas habilidades que a geração futura precisará" — explicou ela.
O projeto vencedor deste ano do Cambourne Village College será desenvolvido com o apoio de uma agência de design profissional antes de ser fabricado e vendido na loja do Design Museum. O dinheiro arrecadado com as vendas será destinado a uma instituição de caridade escolhida pela instituição. Os vencedores dos concursos anteriores incluem um cortador de abacate compacto para uso geral e um jogo de cartas que ajuda as crianças a aprenderem sobre cores, pesquisando-as no ambiente.
As fotografias são de Richard Heald.
Fonte: Dezeen
Comentários