
A alemã Verso Instruments apresenta a Sine — uma guitarra elétrica de corpo sólido que pode dar maior “densidade” aos sons, pressionando uma parte metálica do seu corpo. O instrumento musical tem duas partes principais para o corpo: uma parte de madeira (freixo) sólida revestida com verniz tradicional de óleo de linhaça e outra, formada por uma chapa de metal flexível com pintura eletrostática. Ela tem estilo similar à guitarra Cosmo, também produzida pelo fabricante, mas, neste modelo, a chapa de metal flexível permite que o instrumento produza sons que podem aumentar ou diminuir gradualmente, como se estivessem aparecendo e desaparecendo.
Esta parte é o Sine Pad, que o fundador da Verso Instruments, Robin Stummvoll, desenvolveu para a guitarra elétrica. Não há molas atrás da chapa de metal. A inovadora solução é dotada de suficiente flexibilidade para ceder para trás quando pressionado. Uma vez pressionada esta parte de metal, ela muda a distância entre o captador e a corda. Quanto mais próximo o captador estiver da corda, mais alto e sensível e denso o som se torna. Isso resulta em efeitos sonoros de fade-in, fade-out. Um efeito trêmulo, semelhante a um som de vibração ou pulsação, poderá ser obtido ao se pressionar rapidamente a chapa de metal.
Outra característica interessante do design da guitarra elétrica Sine, da Verso Instruments, são os captadores móveis. Ao deixá-los se mover em várias direções (não apenas para cima e para baixo), eles permitem controle mecânico sobre o volume que o instrumento gera. Os músicos podem então manipular ou tocar com os sons elétricos que eles fazem enquanto movem os captadores e pressionam a chapa metálica Sine Pad.
Stummvoll diz que ainda há um complemento opcional para a guitarra elétrica Sine — desenvolvido em parceria com a LEHLE, marca alemã de pedais e comutadores. Este módulo permite que o músico controle dois pedais ou sintetizadores e, secundariamente, ele manipula parâmetros em sua estação de trabalho de áudio digital via USB, sintetizadores analógicos que aceitam voltagem de controle e as chaves entre o amplificador e o pedal usando um relé interno.
Stummvoll seleciona cuidadosamente cada madeira que usa para o corpo da guitarra elétrica da Verso Instruments. Para a Sine, ele escolhe apenas madeira nativa alemã — mais exatamente o freixo, que é cuidadosamente armazenada e seca por anos, às vezes até décadas. O instrumento tem um corpo sólido, um braço fixo e uma ponte fixa, enquanto o Sine Pad é feito em chapa de aço com acabamento em pintura eletrostática. Embora os pedidos para 2025 já estejam esgotados, a produção para 2026 ainda se encontra disponível para encomendas...
Fonte: Designboom
Opmerkingen