Interabang revela coleção de selos dedicados ao Batman

Coleção de 12 selos apresenta os heróis e vilões da popular série de quadrinhos, e uma minifolha suplementar retrata a Liga da Justiça.


A Interabang revelou uma coleção de 12 selos, especialmente desenvolvida para o Royal Mail, dedicada aos heróis e vilões da série de quadrinhos Batman.


O personagem do Batman, existente desde 1939, ao longo do caminho acumulou uma série de amigos e inimigos. A coleção de selos apresenta seis de cada, incluindo personagens como o Coringa, Mulher-Gato, Robin e Batgirl, bem como o próprio cruzado de capa.



A Interabang foi trazida para o projeto tendo trabalhado em várias coleções de selos com o Royal Mail no passado. Essa coleção em particular “parecia uma ótima opção” para o estúdio, de acordo com o diretor de criação Adam Giles, porque tanto ele quanto o diretor de criação Ian McLean são grandes fãs de quadrinhos. “Parecia que já tínhamos uma boa base de conhecimento sobre o assunto”, diz Giles. Mais do que em projetos anteriores do Royal Mail, Giles diz que o foco da coleção do Batman era criar uma narrativa que pudesse se desdobrar sutilmente ao longo dos 12 selos.



Embora projetar um cenário “esteticamente atraente” fosse a prioridade da Interabang, Giles diz que ser capaz de encantar os fãs dos quadrinhos também era um objetivo. Ele diz que a equipe fez isso por meio da narrativa e da inclusão de elementos e personagens favoritos dos fãs. Giles dá o exemplo do carimbo da Batgirl, que mostra a personagem balançando por meio de um gancho em frente ao Departamento de Polícia de Gotham City. Fãs mais exigentes notarão na janela do prédio o comissário Gordon, o pai de Barbara Gordon, também conhecida como Batgirl. Em consonância com a reputação de Batman como “o maior detetive do mundo”, ele sugere que existem vários elementos “ocultos” para os fãs também encontrarem.



Todos os 12 se passam em Gotham City, o cenário fictício dos quadrinhos, em áreas diferentes e significativas. Giles diz que Gotham realmente atua como um “onipresente décimo terceiro personagem”, por causa de sua proeminência em toda a coleção. Para fazer com que cada selo pareça o mais autêntico possível, a equipe da Interabang trabalhou com o artista de quadrinhos da DC Jim Cheung para desenvolver cada selo. Giles explica que, juntos, eles navegaram pelas convenções particulares do design de selos. “É uma tela muito diferente de um quadro de história em quadrinhos”, diz ele — “o desafio foi descobrir como carregar o carimbo com detalhes, sem sobrecarregá-lo”, explica Giles. A equipe também teve acesso à biblioteca de imagens da DC Comics para ajudar no desenvolvimento dos selos. Como fã e designer, Giles diz que isso foi uma grande fonte de inspiração.



Além da coleção de 12 selos do Batman, o estúdio também desenvolveu uma gama de colecionáveis. Isso inclui pacotes de apresentação, capas de medalhas da Royal Mint e capas do primeiro dia.


Além disso, a Interabang projetou uma folha de carimbo em miniatura, que representa a Liga da Justiça com nove membros. Este formato apresentou seus próprios desafios de design, diz Giles. A folha, que apresenta os “personagens da trindade” da Mulher Maravilha, Batman e Superman, apresenta uma única imagem cheia de ação. “O desafio era realmente fazer com que a imagem parecesse dinâmica e empolgante e, ao mesmo tempo, garantir que cada carimbo, quando removido, pudesse ser autônomo por si só”, diz Giles. “Foi um desafio técnico fazer com que parecesse fácil”, diz ele.


Fonte: Molly Long