Qual era a aparência da cadeira Adirondack?

O design original da cadeira Westport de Thomas Lee



A versão original da cadeira Adirondack parecia bem diferente da que conhecemos hoje. A versão anterior era chamada de Westport Chair, em homenagem a Westport, Nova York, cidade onde foi projetada.


A primeira cadeira Westport foi projetada por Thomas Lee, um sujeito habilidoso graduado em Harvard que abandonou a faculdade de direito. Nascido em uma família rica de Massachusetts, Lee não precisava gerar renda e gostava de passar o tempo na casa de verão de sua família em Westport, Nova York. Um amante do ar livre no coração, Lee passou de 1900 a 1903 tentando aperfeiçoar uma cadeira ao ar livre para o retiro de Westport, testando-a com vários membros da família antes de decidir sobre a forma que você vê aqui.



Quando o carpinteiro local e amigo Harry Bunnell parecia que ia ficar sem trabalho, Lee deu-lhe o projeto, encorajando-o a fazer e vender a cadeira. Bunnell fez exatamente isso e patenteou o design em 1905; embora isso aparentemente fosse bom para o caridoso Lee — que "não tinha interesse em manufatura", de acordo com Bruce Ware, sobrinho-bisneto de Lee — a estória "causou amargura em alguns dos descendentes", de acordo com o jornal do interior do estado de Nova York O Sol , que rastreou Ware para obter a história da origem da cadeira.


Embora as cadeiras vendessem bem, com o passar dos anos o desmatamento tornou mais difícil encontrar as tábuas largas e sem nós de cicuta, das quais eram feitos o encosto e o assento da cadeira. Em 1938, o inventor de Nova Jersey, Irving Wolpin, patenteou uma versão do design feita de placas mais estreitas e fáceis de conseguir. A forma geral da cadeira foi simplificada e um perfil foi adicionado à frente do assento.



No entanto, se você ainda quiser comprar uma cadeira Westport de madeira — e não quiser pagar os US $ 6.000 - US $ 8.500 que os modelos originais estão custando em lojas de antiguidades — a Dartbrook Rustic Goods, em Nova York, vende sua versão da cadeira Westport, por apenas US$ 345.


Fonte: Core 77