Curativos urbanos nas ruas de Paris

Atualizado: 19 de ago. de 2021

Quem anda pelas calçadas do bairro de Saint-Maur-Créteil, em Paris se depara com uma arte urbana tão bela quanto estranha. São verdadeiros “curativos” coloridos em buracos e rachaduras nas calçadas, ruas ou paredes. Essas instalações são obras do artista francês Ememem, que preenche esses espaços com mosaicos coloridos.



Inicialmente, Ememem trabalhou como ceramista. Uma revelação em um beco, em Lyon, em 2016, o fez entrar em um ramo especial da arte de rua. Desde então, ele alegrou o mundo com seus brilhantes reparos em espaços públicos. Os mosaicos são tão bonitos e detalhados que parecem fazer parte dos lugares desde sempre.



Cada rachadura e buraco na rua ou calçada tem uma história, uma história anônima de pedras retiradas da calçada, da simples devassidão a rachaduras causadas pelo desgaste natural das vias. O olhar de Ememem destaca esses lugares, dando um novo sentido às cicatrizes urbanas, embelezando e transformando-as em instigantes memórias visuais na cidade. Embora provavelmente ninguém saiba exatamente a verdadeira origem das falhas no tecido urbano, o trabalho de Ememem resgata a dignidade desses espaços, conferindo-lhes um renovado foco de atenção, com uma nova roupagem para as memórias do tempo.



Lyon ainda é a casa de Ememem, mas seu trabalho também pode ser descoberto em Paris. Neste verão ele irá à Alemanha pela primeira vez para trabalhar lá a convite do festival urbano Ibug. O trabalho de Ememem também poderá ser visto na Galerie Italienne, em Paris, nos próximos meses, durante a exposição coletiva Ceramics Now.



Se você quiser se manter informado sobre o trabalho de Ememem, poderá acompanhá-lo no Instagram.


Fonte: facebook.com