O que é Kokeshi? Descubra a arte histórica das bonecas artesanais de madeira japonesas

Atualizado: 19 de ago. de 2021

O Japão é conhecido por celebrar todas as coisas adoráveis. Acredita-se que a cultura kawaii do país tenha começado após a Segunda Guerra Mundial, quando personagens famosos e fofinhos enfeitavam incontáveis ​​produtos. No entanto, a afeição do Japão por figuras adoráveis ​​data, na verdade, do século XIX.



Kokeshi são bonecas de madeira tradicionais que foram feitas pela primeira vez por artesãos durante o final do período Edo (1603-1868 dC); e hoje, elas são ícones célebres da arte popular japonesa. A arte do kokeshi se origina nas aldeias montanhosas de fontes termais na região de Tōhoku, no nordeste do Japão. Com corpos longos e sem membros e cabeças desproporcionais, as bonecas evoluíram gradualmente para apresentar expressões faciais pintadas e quimonos coloridos.


Todas as seis prefeituras da região de Tōhoku — Aomori, Akita, Iwate, Miyagi, Yamagata e Fukushima — têm histórias de fabricação de kokeshi. Cada cidade tem sua maneira específica de elaborá-las e decorá-las, tornando cada um dos 12 estilos facilmente identificáveis.

Com a chegada do período Meiji na década de 1860, os turistas começaram a viajar para as montanhas para desfrutar das fontes termais naturais. Os artesãos kokeshi viram uma oportunidade de produzir suas bonecas de madeira como souvenirs. Kokeshi passou de brinquedo de criança a ornamento e item de colecionador desejável até hoje.



As habilidades necessárias para criar kokeshi são tradicionalmente transmitidas por meio da linhagem familiar. Os filhos de mestres kokeshi normalmente se tornam aprendizes do ofício de seus pais em suas próprias casas ou oficinas. No entanto, agora que mais foco está sendo colocado em manter viva essa arte milenar, mais e mais mulheres estão aprendendo a fazer kokeshi também. Esta nova geração de artistas aprende tudo o que precisa saber sob a orientação de um mestre kokeshi.


As bonecas Kokeshi são esculpidas à mão em um torno, usando principalmente dogwood ou cerejeira. Os marceneiros usam uma variedade de ferramentas semelhantes a cinzéis para esculpir as curvas e formas de cada boneca. Cada uma dessas ferramentas especializadas também é feita à mão pelo próprio artesão, de modo que sejam personalizadas para se adequar às suas mãos e conforto. Depois de concluída a base de madeira, a tinta é aplicada delicadamente com um pincel macio de pelo de doninha. Os fabricantes de kokeshi tradicionais normalmente usam tinta preta, vermelha e verde para desenhar no rosto e no corpo da boneca. Finalmente, a cera é aplicada para selar o design.



Fonte: My Modern Met