O sinal gráfico “G” do Google tem a sua primeira reformulação gráfica em 10 anos
- Marcus Dohmann
- 14 de mai.
- 2 min de leitura

O Google atualizou discretamente a sua marca, estreando uma versão com foco suave no ícone G, introduzido pela bigtech, em 2015. O design renovado foi lançado sem cerimônia no início desta semana no aplicativo do Google para iOS e Android, de acordo com o blog de tecnologia 9to5Google.

Enquanto o antigo sinal gráfico G apresentava blocos em cores sólidas de vermelho, amarelo, verde e azul, a versão atualizada conecta as quatro cores da marca Google por meio de um suave gradiente. Esta é a primeira vez que o ícone circular é atualizado desde que ele substituiu o g minúsculo azul do Google há quase uma década, quando a empresa atualizou sua marca para a tipografia minimalista sem serifa, Google Product Sans.

Até o momento, a empresa manteve-se em silêncio sobre a ideia por trás do novo design e se um partido visual semelhante será implementado em sua identidade visual completa e em outros aplicativos, como o Chrome e o Maps. Mas o novo design já gerou comparações com o logotipo do assistente de inteligência artificial (IA) Gemini do Google, também em gradiente, revelado em 2024 com um design da Strohl Inc. Na época, o estúdio de design de São Francisco explicou que o gradiente vibrante reflete "a natureza em constante evolução da IA, incorporando seu crescimento e adaptabilidade contínuos".
O Google expandiu rapidamente sua oferta de IA nos últimos anos em resposta à crescente popularidade de chatbots como o Chat GPT da OpenAI. Devido às demandas astronômicas de energia dessa nova tecnologia, a empresa relatou um aumento de 50% nas emissões em 2023. Outras empresas de tecnologia que atualizaram recentemente seus logotipos incluem a Amazon, que, na semana passada, adicionou um "sorriso mais empático" abaixo de sua marca nominativa reconhecível.
Todas as imagens são cortesia do Google.
Fontes: Dezeen/9to5Google/Strohl Inc
コメント